FANDOM

Cranky Kong

Crancky
Terra Natal Ilha DK
Habilidade Especial Bengala
Título(s) Patriarca
Criador Rareware
Aparece em Donkey Kong séries
Frases • Galeria

Cranky Kong foi o personagem mais significativo nos primeiros jogos de Mario do que na franquia de Donkey Kong após ser revelado que ele é o Donkey Kong que sequestrou a Pauline.

Ele é bisneto de um Kong sem nome mencionado pelo Bazaar, marido de Wrinkly Kong, pai de Donkey Kong Jr., avô de Donkey Kong e bisavô de Diddy Kong.

Mencionado pela sua esposa Wrinkly no segundo jogo, Cranky já tinha explorado todos os cantos da Ilha do Crocodilo antes e possivelmente deve ter conhecido K. Rool & seus capangas.

Também há humores que Cranky foi o primeiro a explorar toda região marinha do sul da Ilha DK as 5:30 antes da Kremling Krew formar o Kremisfério Norte.

CaracterísticasEditar

Cranky é um Kong com pele rosa pálida & pelagem marrom. Na juventude, Cranky ele era musculoso e despenteado. Já velho, Cranky tem barba branca, óculos, usa uma camisa cinza avermelhada. No final do terceiro jogo, Cranky usa roupa de caratê branco e faixa-preta. No Donkey Kong 64, Cranky usa um jaleco de cientista e espelho frontal.

HistóriaEditar

Série MarioEditar

Na sua juventude, Cranky atua como rival de Mario em que sequestra a ex-namorada do mesmo Pauline em um local de construção. Ele tentava atacar Mario com barris & outros obstáculos, mas é derrotado quando o mesmo tira os 8 parafusos que segurava as vigas e sendo derrubado no chão.

Por punição, Cranky é preso na gaiola por Mario e levado ao arranha-céu até ser libertado pelo seu filho Donkey Kong Jr. em que destranca 6 cadeados.

Invadindo a estufa de Stanley o primo de Mario, Cranky liberta as maiores pragas para destruir as plantas. Com a chegada do Stanley, Cranky tenta descer para entra e joga cocos para acerta-lo; mas é derrotado quando Stanley o expulsa e destrunído as pragas com o borrifador.

Sendo vilão pela ultima vez, Cranky repete a mesma façanha em sequestram a Pauline no local de construção. Derrotado como na primeira, desta vez Cranky não se dá por vencido fugindo com a Pauline para outros lugares ate nas Ilhas DK. Nas batalhas em que aparece, Cranky tenta atacar Mario (que agora é encanador) com entulhos quando faz um tremor de terra, jogando inimigos, jogando coisas e ativa as armadilhas até escapar. Nas batalhas, Cranky joga os barris e inimigos no Mario até ser derrotado quando é atingido pelos mesmos. Já na Ilha DK & na sua torre, ele é ajudado pelo seu filho Donkey Kong Jr. para atrapalhar o progresso de Mario. Na batalha final como gigante, Cranky tenta atacar Mario com suas mãos e fazendo derrubar os entulhos até ser finalmente derrotado pela ultima vez quando é atingido com barris varias vezes e derrubado da sua torre. Cranky então desiste da vilania.

Série Donkey KongEditar

Já velho e rabugento, Cranky mora em sua cabana onde dá conselhos selecionados aleatoriamente sobre os vários itens e locais do jogo ao seu neto DK e ao seu bisneto Diddy. Quando seu neto recuperou as bananas e expulsou os Kremlings, Cranky ficou impressionado com a capacidade do mesmo.

Por conhecer tudo sobre a Ilha do Crocodilo, Cranky monta seu próprio museu para contar as informações por um preço de moedas bananas (claro que os insultos são de graça). Ele também esconde todas as moedas DK em todos os cantos da ilha para que Diddy & Dixie colecionarem e serem os primeiros no Podium dos Heróis de Video Game construído na Ilha DK. Sabendo que o par juvenil de Kongs salva DK, Cranky imediatamente conta aos mesmos sobre um Mundo Perdido sabendo que colecionou as Krem Moedas. Quando a dupla derrota K. Rool novamente, Cranky já reconhece que os dois são os verdadeiros heróis por completarem tudo e escapam da Ilha do Crocodilo que entra em colapso.

No Espetáculo de Swanky, Cranky vivia desperdiçando seu dinheiro nos jogos do mesmo para disputar com alguém. Mencionado pela sua esposa Wrinkly que ele deve o pagamento de limpeza da mesma, comeu todos os biscoitos dela na hora de sair e atrasado pro jantar. Ele aparece no Kastelo de KAOS para criticar a vitória de Dixie & Kiddy, mas imediatamente coloca o óculos para não apanhar da dupla (porque ninguém pode bater em alguém de óculos). No final alternativo, Cranky faz exibições no esqui-aquático com Funky Kong dirigindo o Barco a Motor ate bater em algo e ele ressurge da agua com a placa escrito FIM.

Ao montar seu laboratório, Cranky aproveitou fazer suas poções para ajudar seu neto e os 4 amigos do mesmo de recuperar todas as bananas douradas. Suas poções ajudava a aumentar a força para ativar os interruptores com 3 cores diferentes, ter acesso as plataformas & barris com os rostos de um dos 5 Kongs e habilidades especiais. Cranky tem um jogo no seu computador feito de coco chamado Jetpac, ele só permitira jogar esse jogo quando os Kongs coletar 15 medalhas bananas e oferecera uma Moeda Rareware se ganhar o jogo. Na batalha final contra K. Rool quando um dos 5 Kongs perde o assalto quando o tempo se esgota, Cranky queria desafiar o mesmo (mas é velho demais pra isso). Vendo seu neto com a ultima banana dormindo, Cranky Kong acorda o mesmo para guarda-la e é carregado por ele.

Série AnimadaEditar

Personagens Principais
Donkey Kong | Diddy Kong | Dixie Kong
Personagens Secundários
Cranky Kong | Lanky Kong | Tiny Kong | Wrinkly Kong | Chunky Kong | Funky Kong | Candy Kong
Inimigos
K. Rool | Krusha
Inimigos Menores
Snaps | Awk | Rawk | Hopgoon | Pinchley