Fandom

Wiki Nintendo

Nintendo 64

319 pages em
Este wiki
Adicione uma página

Lançado em 23 de junho de 1996 no Japão e em 29 de setembro nos EUA, o Nintendo 64 (abreviado como N64) é o terceiro console doméstico da Nintendo.

Nintendo 64

275px-N64-Console-Set.png
Fabricante
Lançamento 23 de junho de 1996
Geração 5ª geração
Controle(s) 1 a 4
Lançamento 23 de junho de 1996
Serviço Online RANDNET
Antecessor Super Nintendo
Sucessor Nintendo GameCube
Quotes • Gallery

HistóriaEditar

Lançado em 23 de junho no Japão, o Nintendo 64 contava com apenas três títulos de lançamento: Super Mario 64Wave Race 64 e PilotWings 64. Já quando foi lançado na Europa, em 1 de março de 1997, o console contava também com o jogo Star Wars: Shadows of the Empire. Foi o último console doméstico da Nintendo a utilizar cartucho (chamado pela Nintendo de "Game Pak").

Foi distribuído no Brasil inicialmente pela empresa Playtronic e posteriormente pela Gradiente. Em Portugal, foi distribuído pela Concentra.

O console foi anunciado em 1993 com o codename "Project Reality". Em 1995, fora primeiro apresentado com o nome Nintendo Ultra 64, tendo o nome reduzido para Nintendo 64 em fevereiro de 1996 (5 meses antes do lançamento).

Considerado inovador na época de seu lançamento, o console era dotado de um processador gráfico projetado pela Silicon Graphics. O Nintendo 64 também contava com um processador de áudio que permitia o uso teórico de até 100 canais de áudio PCM (o que por motivos práticos nunca foi utilizado, já que consumiria todos os recursos da CPU).

O N64 possuía um hardware complexo, o que tinha um preço: os programadores afirmavam que era um grande desafio manter todos os processadores da máquina trabalhando em sincronia. A Nintendo argumentou que corrigiu o problema em seu sucessor, o GameCube

Jogos Editar

Os Jogos mais famosos:

Melhores jogos para Nintendo 64 desenvolvidos pela Rare:

InovaçõesEditar

O Nintendo 64 teve algumas "inovações" que não eram originais. O Atari Jaguar supostamente foi o primeiro console 64 bit, o Vectrex foi o primeiro com alavanca analógica e o Bally Astrocade foi o primeiro com 4 entradas de controle. Mas o N64 foi o primeiro console popular com essas inovações.

No Controle: Editar

Alavanca Analógica- O Nintendo 64 foi o primeiro sistema a utilizar uma alavanca analógica em seu controle. A alavanca analógica é superior a um direcional digital (aquele em formato de cruz, mas mesmo assim não foi descartado no controle do Nintendo 64) por que com ela se pode aplicar uma intensidade diferente ao movimento (empurrando-a só um pouco ou até o fim, dependendo do tipo de movimento que se quer que o jogo entenda, como acontece no Super Mario 64: inclinando a alavanca levemente, Mario anda, e quando inclina no máximo, Mario corre), e ainda por não ser limitada somente às oito direções que o direcional digital é capaz de apontar. Hoje em dia todos os controles de videogames caseiros utilizam essa tecnologia (o PlayStation e o Sega Saturn tiveram de lançar controles com alavancas posteriormente), que foi apresentada ao mundo nesse joystick.

Gatilho Z - O Botão Z, que fica na parte traseira central do controle e é pressionado com o dedo indicador, é utilizado como gatilho. Para jogos de tiro em primeira pessoa (como GoldenEye 007) esse botão dá a impressão de ser um gatilho de arma de fogo, proporcionando uma sensação mais realista. Hoje em dia a maioria dos controles de videogame possui uma função parecida com essa.

Rumble Pack - Esse acessório, como descrito acima, vibra de acordo com os acontecimentos mostrados na tela do jogo, dando uma sensação de interatividade com o que está sendo visto,  Essa é outra função amplamente utilizada nos jogos atuais (o segundo controle do PlayStation, o DualShock, já possuía a função) e que começou no Nintendo 64.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória