FANDOM

O Nintendo Wii U foi um console de 8 geração desenvolvido pela Nintendo. Foi lançado em 18 de novembro de 2012 e, após um ciclo de vida conturbado, foi oficialmente descontinuado em 31 de janeiro de 2017.

Nintendo Wii U
Console Nintendo Wii U
Fabricante Nintendo
Geração 8ª Geração
Lançamento 18 de novembro de 2012
Descontinuado 31 de janeiro de 2017
Controle(s) Wii U GamePad, Wii Remote, Wii Remote Plus, Wii U Pro, Nunchuk, Classic Controller, Wii Balance Board.4
Jogo Mais Vendido Mario Kart 8
Serviço Online Nintendo eShop, Nintendo Account
Antecessor Nintendo Wii
Sucessor Nintendo Switch

HistóriaEditar

O console foi concebido em 2008, após a Nintendo reconhecer várias limitações e desafios do Wii, como a percepção geral de que o produto era orientado exclusivamente para o público casual. Com o Wii U, a Nintendo esperava atrair os jogadores hardcore de volta. Shigeru Miyamoto admitiu que a falta de capacidades de alta definição (HD) e a infraestrutura limitada de rede do Wii também contribuíram para que o sistema fosse tratado de maneira separada em relação aos seus concorrentes, o Xbox 360 e o PlayStation 3. Foi decidido que um eventual novo console necessitava de importantes mudanças estruturais. Dentro da Nintendo, houve muito debate sobre o sucessor do Wii, e o projeto foi abandonado e reiniciado várias vezes. O conceito de uma tela sensível ao toque inserida dentro do controle foi inspirada pela luz azul do Wii, que indicava novas mensagens. Miyamoto e sua equipe queriam incluir uma tela pequena para fornecer informações adicionais aos jogadores (de forma similar à VMU do Dreamcast). Em fases posteriores do desenvolvimento, a tela foi ampliada para acomodar um jogo inteiro, conceito que foi sugerido, mas não viável financeiramente, no começo do projeto.

Antes do anúncio oficial   Editar

As primeiras especulações sobre o sucessor do Wii indicavam que o console seria uma "versão melhorada" chamada "Wii HD". Muitos jornalistas alegaram que haveria uma saída de vídeo em alta definição e suporte a Blu-ray Disc, com o lançamento previsto para algum momento em 2011. No entanto, o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, declarou posteriormente que "não via razão importante" para incluir HD no Wii, e que essa possibilidade se encaixaria melhor num sucessor. Shigeru Miyamoto também expressou o interesse da Nintendo em trabalhar com gráficos em alta definição, mas esclareceu que o foco da empresa é na experiência de jogabilidade. Em outubro de 2009, Miyamoto disse que ainda não havia planos concretos para um sucessor, mas que o futuro produto manteria os controles por movimento e que se esperava que sua interface fosse "mais compacta" e barata. Iwata também mencionou que o sucessor do Wii poderia ser compatível com 3D, mas que isso dependeria de um aumento de 30% no número de televisores 3D

PresidenteEditar

Em 2010, o presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime, comentou que se sentia "confiante que o console de entretenimento doméstico Wii ainda possui uma longa vida à sua frente" e declarou que um sucessor não estava previsto no futuro próximo. Na apresentação daquele ano na E3, Iwata revelou à BBC que um novo produto só seria anunciado quando "a Nintendo ficasse sem ideias do que fazer com o hardware atual e não pudesse oferecer surpresas para os usuários com a tecnologia [disponível à época]". Posteriormente, em uma reunião com investidores, ele revelou que estavam "estudando e desenvolvendo o próximo console", mas que estavam mantendo seus conceitos em segredo porque era importante que seu negócio se mantivesse "surpreendendo as pessoas positivamente". Fils-Aime comentou em um artigo da CNN que era provável que o sucessor não tivesse suporte a 3D, uma vez que a Nintendo já havia experimentado a tecnologia.

NintendoEditar

Em abril de 2011, uma fonte não revelada indicou que a Nintendo pretendia apresentar o sucessor do Wii, de codinome Project Café, na E3 2011, capaz de trabalhar com resoluções HD e retrocompatível com o contéudo do Wii. Também foi especulado que o console teria um controle novo, com uma tela de alta resolução. A origem do rumor do codinome (e outros detalhes) foi a publicação francesa de tecnologia 01net, que havia revelado anteriormente as especificações técnicas do PlayStation Vita antes de seu anúncio. Acreditava-se que o novo equipamento fosse duas vezes mais poderoso que o PlayStation 3 e o Xbox 360.

ControleEditar

Boa parte do comentário concentrava-se no novo controle, que teria dois sticks analógicos, setas direcionais, quatro botões no verso e "possivelmente mais". A IGN comparou a funcionalidade do novo controle ao do GameCube. A página 01net alegou que o equipamento seria "um controle estilo tablet, com saída gráfica moderada", comparando-o a um iPad com botões. Eles também comentaram que haveria uma câmera frontal no controle. Outros supostos recursos incluíam controladores de movimento de seis eixos que superam a fidelidade do PlayStation Move, e um sensor (sensor bar) incluso.O novo controle tem uma tela de 6,2 polegadas,sem suporte a multitoque. Fontes da revista Computer and Video Games apostaram numa tela de alta resolução.A IGN também disse que o console (que deveria se parecer com uma versão moderna do SNES) poderia transmitir os jogos diretamente para o controle. De acordo com a revista Edge, o presidente da THQ, Brian Farrell, teria dito aos seus investidores que não esperava novo hardware da Microsoft ou da Sony num período breve, diferentemente na Nintendo.

Depois do anúncio oficialEditar

Em 25 de abril de 2011, a Nintendo lançou uma declaração para a imprensa anunciando oficialmente um sucessor para o Wii, a ser lançado durante 2012, e que haveria unidades para teste na E3 2011, de 7 a 9 de junho daquele ano. Ao falar numa conferência com investidores, Satoru Iwata afirmou que o sucessor do Wii "oferecerá algo novo para sistemas de videogame". Iwata também confirmou que o sucessor do Wii não seria lançado para o ano fiscal de 2012, o que, na prática, colocaria a data depois de abril de 2012.

MemoriaEditar

Em 4 de maio de 2011, a página Kotaku relatou que o Project Café teria 8 GB de memória flash, supostamente para guardar os jogos salvos. Os discos de jogos utilizados pelo console seriam de um formato proprietário e armazenariam até 25 GB de dados, similares a um disco Blu-ray de camada única. No começo de junho, o jornal Nihon Keizai Shimbun confirmou que haveria um controle com uma tela sensível ao toque de 6 polegadas, conferindo controles no estilo tablet a jogos, bem como uma bateria recarregável e uma câmera. O Nikkei disse que o sistema seria lançado em meados de 2012.

PrototipoEditar

Conforme prometido, um protótipo do Wii U foi exibido na E3 2011. O design do console e do controle não representavam as versões finais. O controle demonstrado possuía, além da tela sensível ao toque de 6 polegadas, um microfone, alto-falantes, giroscópio, acelerômetro, rumble e uma câmera. Todo o processamento acontece no console em si, cuja saída pode ser direcionada para a TV, para o controle ou para ambos simultaneamente. No entanto, conforme especulado antes do anúncio oficial, a tela não oferece suporte multitoque, indo de contramão à tendência estabelecida na indústria. As unidades exibidas na E3 2011 também ofereciam saída apenas para um controle tablet por vez, apesar de a Nintendo ter deixado em aberto se tal funcionalidade seria expandida na versão final do hardware. Os jogos confirmados no evento foram New Super Mario Bros. U e a mudança do Wii para o Wii U no lançamento de Pikmin 3. Uma lista de títulos de terceiros também foi divulgada.