Wiki Nintendo
Registre-se
Advertisement

O Nintendo Wii U foi um console de 8 geração desenvolvido pela Nintendo. Foi lançado em 18 de novembro de 2012 e, após um ciclo de vida conturbado, foi oficialmente descontinuado em 31 de janeiro de 2017.

Nintendo Wii U
Console Nintendo Wii U
Fabricante Nintendo
Geração 8ª Geração
Lançamento 18 de novembro de 2012
Descontinuado 31 de janeiro de 2017
Controle(s) Wii U GamePad, Wii Remote, Wii Remote Plus, Wii U Pro, Nunchuk, Classic Controller, Wii Balance Board.4
Jogo Mais Vendido Mario Kart 8
Serviço Online Nintendo eShop, Nintendo Account
Antecessor Nintendo Wii
Sucessor Nintendo Switch

História[]

O console foi concebido em 2008, após a Nintendo reconhecer várias limitações e desafios do Wii, como a percepção geral de que o produto era orientado exclusivamente para o público casual. Com o Wii U, a Nintendo esperava atrair os jogadores hardcore de volta. Shigeru Miyamoto admitiu que a falta de capacidades de alta definição (HD) e a infraestrutura limitada de rede do Wii também contribuíram para que o sistema fosse tratado de maneira separada em relação aos seus concorrentes, o Xbox 360 e o PlayStation 3. Foi decidido que um eventual novo console necessitava de importantes mudanças estruturais. Dentro da Nintendo, houve muito debate sobre o sucessor do Wii, e o projeto foi abandonado e reiniciado várias vezes. O conceito de uma tela sensível ao toque inserida dentro do controle foi inspirada pela luz azul do Wii, que indicava novas mensagens. Miyamoto e sua equipe queriam incluir uma tela pequena para fornecer informações adicionais aos jogadores (de forma similar à VMU do Dreamcast). Em fases posteriores do desenvolvimento, a tela foi ampliada para acomodar um jogo inteiro, conceito que foi sugerido, mas não viável financeiramente, no começo do projeto.


Antes do anúncio oficial  []

As primeiras especulações sobre o sucessor do Wii indicavam que o console seria uma "versão melhorada" chamada "Wii HD". Muitos jornalistas alegaram que haveria uma saída de vídeo em alta definição e suporte a Blu-ray Disc, com o lançamento previsto para algum momento em 2011. No entanto, o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, declarou posteriormente que "não via razão importante" para incluir HD no Wii, e que essa possibilidade se encaixaria melhor num sucessor. Shigeru Miyamoto também expressou o interesse da Nintendo em trabalhar com gráficos em alta definição, mas esclareceu que o foco da empresa é na experiência de jogabilidade. Em outubro de 2009, Miyamoto disse que ainda não havia planos concretos para um sucessor, mas que o futuro produto manteria os controles por movimento e que se esperava que sua interface fosse "mais compacta" e barata. Iwata também mencionou que o sucessor do Wii poderia ser compatível com 3D, mas que isso dependeria de um aumento de 30% no número de televisores 3D

Presidente[]

Em 2010, o presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime, comentou que se sentia "confiante que o console de entretenimento doméstico Wii ainda possui uma longa vida à sua frente" e declarou que um sucessor não estava previsto no futuro próximo. Na apresentação daquele ano na E3, Iwata revelou à BBC que um novo produto só seria anunciado quando "a Nintendo ficasse sem ideias do que fazer com o hardware atual e não pudesse oferecer surpresas para os usuários com a tecnologia [disponível à época]". Posteriormente, em uma reunião com investidores, ele revelou que estavam "estudando e desenvolvendo o próximo console", mas que estavam mantendo seus conceitos em segredo porque era importante que seu negócio se mantivesse "surpreendendo as pessoas positivamente". Fils-Aime comentou em um artigo da CNN que era provável que o sucessor não tivesse suporte a 3D, uma vez que a Nintendo já havia experimentado a tecnologia.

Nintendo[]

Em abril de 2011, uma fonte não revelada indicou que a Nintendo pretendia apresentar o sucessor do Wii, de codinome Project Café, na E3 2011, capaz de trabalhar com resoluções HD e retrocompatível com o contéudo do Wii. Também foi especulado que o console teria um controle novo, com uma tela de alta resolução. A origem do rumor do codinome (e outros detalhes) foi a publicação francesa de tecnologia 01net, que havia revelado anteriormente as especificações técnicas do PlayStation Vita antes de seu anúncio. Acreditava-se que o novo equipamento fosse duas vezes mais poderoso que o PlayStation 3 e o Xbox 360.

Controle[]

Boa parte do comentário concentrava-se no novo controle, que teria dois sticks analógicos, setas direcionais, quatro botões no verso e "possivelmente mais". A IGN comparou a funcionalidade do novo controle ao do GameCube. A página 01net alegou que o equipamento seria "um controle estilo tablet, com saída gráfica moderada", comparando-o a um iPad com botões. Eles também comentaram que haveria uma câmera frontal no controle. Outros supostos recursos incluíam controladores de movimento de seis eixos que superam a fidelidade do PlayStation Move, e um sensor (sensor bar) incluso.O novo controle tem uma tela de 6,2 polegadas,sem suporte a multitoque. Fontes da revista Computer and Video Games apostaram numa tela de alta resolução.A IGN também disse que o console (que deveria se parecer com uma versão moderna do SNES) poderia transmitir os jogos diretamente para o controle. De acordo com a revista Edge, o presidente da THQ, Brian Farrell, teria dito aos seus investidores que não esperava novo hardware da Microsoft ou da Sony num período breve, diferentemente na Nintendo.

Depois do anúncio oficial[]

Em 25 de abril de 2011, a Nintendo lançou uma declaração para a imprensa anunciando oficialmente um sucessor para o Wii, a ser lançado durante 2012, e que haveria unidades para teste na E3 2011, de 7 a 9 de junho daquele ano. Ao falar numa conferência com investidores, Satoru Iwata afirmou que o sucessor do Wii "oferecerá algo novo para sistemas de videogame". Iwata também confirmou que o sucessor do Wii não seria lançado para o ano fiscal de 2012, o que, na prática, colocaria a data depois de abril de 2012.

Memoria[]

Em 4 de maio de 2011, a página Kotaku relatou que o Project Café teria 8 GB de memória flash, supostamente para guardar os jogos salvos. Os discos de jogos utilizados pelo console seriam de um formato proprietário e armazenariam até 25 GB de dados, similares a um disco Blu-ray de camada única. No começo de junho, o jornal Nihon Keizai Shimbun confirmou que haveria um controle com uma tela sensível ao toque de 6 polegadas, conferindo controles no estilo tablet a jogos, bem como uma bateria recarregável e uma câmera. O Nikkei disse que o sistema seria lançado em meados de 2012.

Prototipo[]

Conforme prometido, um protótipo do Wii U foi exibido na E3 2011. O design do console e do controle não representavam as versões finais. O controle demonstrado possuía, além da tela sensível ao toque de 6 polegadas, um microfone, alto-falantes, giroscópio, acelerômetro, rumble e uma câmera. Todo o processamento acontece no console em si, cuja saída pode ser direcionada para a TV, para o controle ou para ambos simultaneamente. No entanto, conforme especulado antes do anúncio oficial, a tela não oferece suporte multitoque, indo de contramão à tendência estabelecida na indústria. As unidades exibidas na E3 2011 também ofereciam saída apenas para um controle tablet por vez, apesar de a Nintendo ter deixado em aberto se tal funcionalidade seria expandida na versão final do hardware. Os jogos confirmados no evento foram New Super Mario Bros. U e a mudança do Wii para o Wii U no lançamento de Pikmin 3. Uma lista de títulos de terceiros também foi divulgada.

Advertisement