FANDOM

Pikachu

Quotes • Gallery

PersonagenEditar

é uma das espécies fictícias de criaturas pertencentes à franquia Pokémon criada por Satoshi Tajiri—composta por videogames, anime, mangás, livros, cards e outros. Como os outros Pokémon, Pikachu enfrenta criaturas em batalhas. Pikachu se encontra entre os Pokémon mais conhecidos da franquia, principalmente porque um exemplar da espécie é um dos personagens principais do anime Pokémon. Ele também é considerado um dos Pokémons mais populares e mascote oficial da franquia. Sua primeira aparição foi no jogo Pokémon Red e Blue.

No mundo fictício da franquia Pokémon, Pikachu é um Pokémon Elétrico com a capacidade de armazenar eletricidade em suas bochechas e liberá-la em ataques baseados em relâmpagos. Podem ser encontrados em casas, florestas, montanhas e geradores de eletricidade. Pikachu é a evolução do Pichu e a forma anterior do Raichu.

Pikachu foi o oitavo personagem de ficção mais lucrativo em 2002, segundo levantamento da revista Forbes

ApariçõesEditar

Nos videogames Editar

Na série de jogos, Pikachu é um Pokémon de nível baixo, que armazena energia elétrica nas bochechas e a dispara em diversos ataques. Ele se fez presente em todos os jogos. O jogo Pokémon Yellow é representado por um Pikachu, que aparece na caixa do jogo e é o único Pokémon inicial disponível. Baseado no Pikachu do anime, se recusa a ficar na Pokébola, preferindo seguir o personagem principal na tela. O treinador pode falar com ele, que demonstra diferentes reações dependendo de como é tratado. Outro jogo baseado em Pikachu é Hey You, Pikachu! para o Nintendo 64. O jogador interage com Pikachu via microfone, lhe passando instruções para jogar outros jogos e resolver situações. O jogo Pokémon Channel segue uma ideia similar, mas sem o uso do microfone. Pikachu aparece em todos os níveis de Pokémon Snap e também está presente na série de jogos Pokémon Mystery Dungeon.

Pikachu também apareceu em Super Smash Bros., Super Smash Bros. Melee e Super Smash Bros. Brawl como personagem selecionável (Embora este não seja o Pikachu de Ash como muitos acreditam).

No anime Editar

A série de anime e filmes retrata as aventuras de Ash Ketchum e seu Pikachu, em suas viagens por diversas regiões do universo Pokémon com personagens que mudam a cada temporada.

No primeiro episódio, Ash recebe seu Pikachu do Professor Carvalho como Pokémon inicial. Primeiramente, Pikachu ignora os pedidos de Ash, atacando-o frequentemente e se recusando a ser armazenado na forma convencional de transporte Pokémon, a Pokébola. Porém, Ash se arrisca para salvá-lo de um ataque de Spearow selvagens e o leva para um Centro Pokémon para curá-lo. Depois do fato, Pikachu começa a se aproximar de Ash e os dois se tornam amigos, mas ele continua a recusar a Pokébola. Pouco depois, Pikachu demonstra um grande potencial que o diferencia de outros Pikachu, levando a Equipe Rocket a tentar capturá-lo diversas vezes.

Outros Pikachu selvagens e treinados aparecem na série, frequentemente interagindo com Ash e seu Pikachu. O mais notável é o Pikachu de Richie, Sparky. Como a maioria dos Pokémon existentes, Pikachu se comunica apenas através de sílabas de seu nome. Ele é dublado por Ikue Ōtani.

Em outras mídias Editar

Pikachu é um dos Pokémon utilizados em diversos mangás da franquia. Em Pokémon Adventures, os personagens Red e Yellow treinam o mesmo Pikachu em momentos diferentes. Alguns mangás, como Pokémon Quadrinhos, retratam especificamente o Pikachu de Ash em histórias diversas. 

Cards colecionáveis de Pikachu já existem desde o lançamento do jogo de cartas Pokémon Trading Card Game em 1996, incluindo cards em edições limitadas. O personagem também já foi usado em campanhas promocionais de redes de fast-food como McDonald's, Wendy's e Burger King. Também é alvo de diversas paródias.

Pikachu na cultura popular Editar

Arquivo:Ana.b747.pokemon.arp.750pix.jpg

Pikachu ganhou uma reputação como a série Pokemon mais popular e é muitas vezes considerado o símbolo do Pokémon, semelhante ao que se pode dizer para o Mickey Mouse de Disney ou Mario sobre Nintendo. Esta fama é que ele se tornou o "ombro" de Ash Ketchum, o personagem principal do anime, e, posteriormente, o protagonista do video game Pokémon Yellow (cujo nome completo em Inglês é Pokemon Yellow: Special Pikachu Edition), publicado após sucesso da série animada.

Também em 2007, a Nintendo lançou no Japão uma edição limitada do Nintendo DS Lite dedicada a Pokémon.

O personagem de Pikachu é frequentemente parodiada, como no desenho Drawn Together onde Ling-Ling é o estereótipo do japonês e tem a aparência do Pokémon.

No 2008, Japão foi descoberta uma proteína que foi batizada de retina Pikachurin extracelular.

CuriosidadesEditar

Apesar de ser descrito como um rato (ordem dos roedores), Pikachu é na realidade um pika, um animal que possui um parentesco mais próximo com coelhos e lebres (que pertencem a ordem dos lagomorfos).

Também no FANDOM

Wiki aleatória