Fandom

Wiki Nintendo

Satoru Iwata

319 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Satoru Iwata
SI.jpg
Informações:
Nascimento {{{Nascimento}}}
Nacionalidade 6 de Dezembro 1959
Idade 53 Anos
Ocupação CEO da Nintendo
Site Oficial http://iwataasks.nintendo.com/

HistoriaEditar

é o quarto presidente da Nintendo, que sucedeu Hiroshi Yamauchi em 2002. Ele é também o primeiro a assumir a presidência sem ter relação à família Yamauchi por sangue ou por cônjuge. Ele foi o responsável em maior parte por definir a estratégia da Nintendo antes e durante o lançamento do Nintendo GameCube em 2001, uma visão que ajudou a Nintendo a alavancar um aumento de 40% em vendas ao fim do ano fiscal de 2002. Satoru Iwata é casado.

A revista Barron's nomeou Iwata um dos principais CEOs do mundo, devido em maior parte às vendas do Wii e de Brain Age, e também ao preço elevado das ações da Nintendo.e Nintendo Direct

Biografia Editar

Primeiros anos Editar

Satoru Iwata nasceu em Sapporo, Japão. Ele expressou interesse em criar videogames logo cedo, e começou a produzir jogos eletrônicos em sua casa durante seus anos do ensino médio. Os simples jogos numéricos produzidos por Iwata utilizavam uma calculadora eletrônica que compartilhava com seus amigos da escola. Depois do ensino médio, Iwata entrou no Instituto Tecnológico de Tóquio, formando-se em Ciências da Computação. Nessa época, ele trabalhou como programador freelancer para a HAL Laboratory, uma subsidiária da Nintendo.

Carreira Editar

Após terminar o colégio, Iwata entrou na HAL Laboratory em tempo integral. Em 1983, ele veio a ser o coordenador de produção de software da empresa. Alguns dos jogos que ele ajudou a criar na época foram Balloon Fight, EarthBound, e os jogos da série Kirby. Posteriormente, Iwata foi promovido presidente da HAL em 1993. Ainda assim, Iwata e a HAL ocasionalmente ajudavam na criação de jogos para a Nintendo

Em 2000, Iwata assumiu a liderança da divisão de planejamento coorporativo da Nintendo. Quando Hiroshi Yamauchi, presidente da empresa desde 1949, deixou o cargo em 31 de maio de 2002, Iwata assumiu como o quarto presidente da Nintendo e o primeiro sem relação à família Iwata por sangue ou cônjuge. Ele continua a ajudar a HAL como consultor. É dito que Iwata ainda trabalha como artista naquela empresa, auxiliando na criação de arte conceitual de personagens Kirby para uso em jogos da série. Seus projetos mais recentes são o Wii U e o Nintendo 3DS. Ele faz comentários sobre o Wii em sua seção no site da Nintendo, "Iwata Asks". Iwata também trabalhou nas séries de jogos The Legend of Zelda, Mario, e Animal Crossing. Ele também faz uma aparição especial em WarioWare: Smooth Moves, onde é referido como "Shop Manager Iwata" ("Gerente da Loja Iwata").

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória