FANDOM

Super Mario Kart
Plataforma(s) SNES,Virtual Console(Wii)

HistoriaEditar

Super Mario Kart é um jogo eletrônico de corrida com personagens da série Mario lançado em 1992 para o Super Nintendo. Foi o primeiro jogo de corrida da série Mario Kart, que acabou tornando-se uma das séries mais famosas da Nintendo.

Jogabilidade Editar

A diferença desse jogo para os demais jogos de corrida é a possibilidade de usar trapaças e utensílios para vencer a corrida. As pistas estão localizadas em locais bastante incomuns, todos utilizando um tema dos jogos de Mario, como lagos, lavas, buracos, castores e muito mais.

Modos de JogoEditar

  • MarioKart GP: você compete contra sete competidores controlados pelo computador. Há três modalidades para esse modo: 50cc (fácil), 100cc (médio) e 150cc (difícil).
  • Time Trial: você pode correr em qualquer pista do jogo com o motor de 100cc. Os 5 melhores tempos e a melhor volta ficam salvos, estimulando o jogador a quebrar seus recordes. Se você fizer uma corrida perfeita (sem cometer erros grosseiros), um "ghost' surge, na próxima vez que você jogar a mesma pista, o ghost irá repetir exatamente o que você fez na corrida anterior.
  • Match Race: é corrida, porém apenas para dois jogadores. A jogabilidade é a mesma, todos os itens estão disponíveis, e são adicionados em algumas pistas os inimigos Chomp, destinados a atrapalhar. A corrida só está disponível na velocidade 100cc. 
  • Battle Mode: é uma espécie de batalha para dois jogadores. O objetivo é jogar itens no outro jogador até que ele perca os três balões que o ficam rodeando. Cada item que acerta um jogador, elimina um balão. 

PersonagensEditar

Há oito pilotos simultâneos. No modo Mario Kart GP, sete personagens são controlados pelo computador. O piloto controlado por você pode obter diversos itens. Os que são controlados pelo computador só possuem um ataque especial.  

MarioEditar

Possui velocidade máxima, aceleração e controle de direção equilibrados.

LuigiEditar

Irmão de Mario, que sempre o acompanha em suas aventuras. Assim como Mario, é equilibrado nos quesitos: velocidade máxima, aceleração e controle de direção.

ToadEditar

Servo de Princesa Peach. Possui ótimo controle de direção, mas velocidade máxima e aceleração baixa. Quando é controlado pelo computador, sempre fica em último. 

Koopa TroopaEditar

Um dos soldados da tribo Koopa, liderada por Bowser. Como Toad, possui ótimo controle de direção,  velocidade máxima e aceleração baixa.

Princess PeachEditar

Princesa do Reino dos Cogumelos e é amiga de Mario e Luigi. Possui grande poder de aceleração, velocidade máxima e controle de direção regulares.

YoshiEditar

Espécie de dinossauro que ajudou os irmãos Mario e Luigi a se encontrarem com seus pais quando eram bebês. Da mesma forma que Peach, possui grande poder de aceleração, velocidade máxima e controle de direção regulares.

BowserEditar

O chefe da tribo Koopa. Ele é inimigo de Mario e Luigi e frequentemente atacou o Reino dos Cogumelos, sequestrando Princess Peach em inúmeras ocasiões. Possui velocidade máxima, mas aceleração ruim e controle de direção regular.

Donkey Kong Jr.Editar

O filho de Donkey Kong. Apareceu em um jogo no início dos anos 80 com o mesmo nome. Tal como Bowser, possui velocidade máxima, mas aceleração ruim e controle de direção regular.

PistasEditar

Mushroom Cup
  • Mario Circuit 1
  • Donut Plains 1
  • Ghost Valley 1
  • Bowser's Castle 1
  • Mario Circuit 2

Flower CupEditar

  • Choco Island 1
  • Ghost Valley 2
  • Donut Plains 2
  • Bowser's Castle 2
  • Mario Circuit 3

Star CupEditar

  • Koopa Beach 1
  • Choco Island 2
  • Vanilla Lake 1
  • Bowser's Castle 3
  • Mario Circuit 4

Special Cup

  • Donut Plains 3
  • Koopa Beach 2
  • Ghost Valley 3
  • Vanilla Lake 2
  • Rainbow Road

ItensEditar

O jogo oferece uma série de itens que podem ser usados para beneficiar ou atrapalhar os corredores, dependendo da maneira como são usados. Segue abaixo:

Cogumelo:Editar

São turbinas curtas, ou seja, permite o competidor adquirir uma super velocidade instantânea. Pode parecer simples, mas é o item mais útil para se conseguir um melhor tempo na corrida. Pode ser usado tanto para Longboosts, como também para atalhos.

Pena:Editar

Permite o competidor dar um super salto. Também pode parecer simples, mas se for usada com precisão, proporciona atalhos absurdamente grandes. Quando combinadas com Longboosts, o jogador pode conseguir um atalho ainda maior.

Casco vermelho:Editar

É um casco teleguiado, buscando sempre quem está na frente, a menos que seja um retardatário (nesse caso, ele só acerta às vezes). Não aguenta bater nas paredes, estão precisa ser atirado no momento certo. Caso o alvo desvie, este casco instintivamente tenta contornar e persegui-lo novamente. Raramente ele atinge o atirador, mas pode acontecer.

Casco verde:Editar

É um casco sem rumo, a partir do momento que for atirado, segue sempre em linha reta, batendo nas paredes sem nenhum critério de direção, sendo que também podem ser deixados parados. São muito úteis quando lançados em zig-zag, ou quando deixados em lugares estratégicos. Sua função também é agredir.

Moedas:Editar

São usadas apenas como "proteção" para os karts. Elas evitam que, ao ser tocado, o competidor gire. Só vale para os players 1 e 2, sendo indisponíveis para a máquina. O item moeda oferece duas moedas podendo ser usadas a qualquer momento do jogo.

Estrela:Editar

O usuário da estrela adquire uma super velocidade e invulnerabilidade por um curto período, podendo agredir facilmente os outros competidores. Sua única desvantagem é a falta de controle nas curvas.

Fantasma:Editar

Este item permite o usuário ficar invisível por determinado período, também oferecendo o recurso de roubar o item do adversário, caso este esteja com um. O fantasma está disponível apenas nos modos Match Race e Battle.

Raio:Editar

É o item mais que mais atrapalha o jogo. Além de fazer todos os competidores (exceto quem o usou) girarem, faz com que todos fiquem pequenos por um bom tempo, permitindo que sejam esmagados (no caso do outro player) ou girado novamente (no caso da máquina). Nem a estrela é páreo para o raio.

Banana:Editar

Possui o intuito de fazer o oponente girar escorregando. Pode ser deixada para trás ou arremessada obliquamente.

TáticasEditar

No jogo estão presentes táticas ocultas onde requer-se muita habilidade e precisão para serem executadas. Tais táticas podem significar a diferença entre a vitória e a derrota durante a corrida. Segue abaixo:

Atalho na água:Editar

Unicamente utilizados nas pistas Donut Plains, precisa-se do Cogumelo para execução. Basta usá-lo um pouco antes da poça d'água certa, eventualmente acompanhado de um pulo, para chegar do outro lado. Consegue-se um excelente atalho com está tática.

Predefinição:Jogos de Mario