FANDOM

Predefinição:Paginas 1

História Editar

A primeira menção ao que se assemelha a um video game data de 1947 - um "Dispositivo de entretenimento com tubo de raios catódicos", patenteado no ano seguinte por Thomas T. Goldsmith Jr. e Estle Ray Mann. Inspirado na tecnologia de radares, consistia em um dispositivo analógico que permitia controlar um ponto vetorizado na tela, simulando mísseis acertando alvos, que eram simplesmente pontos fixos na tela.

Na sequência, temos mais alguns exemplos prosaicos dos antepassados dos video games atuais:

  • O computador NIMROD no Festival da Inglaterra de 1951;
  • OXO: um jogo da velha eletrônico feito por Alexander S. Douglas para o computador EDSAC em 1952;
  • Tennis for Two: um video game criado por William Higinbotham em 1958;
  • Spacewar!: escrito pelos estudantes Martin Graetz, Steve Russell, e Wayne Wiitanen's em um computador DEC PDP-1 em  1961.

Todos estes possuiam "telas" diferentes. O NIMROD utlizava-se de um painel de luzes para o jogo Nim , OXO tinha uma tela própria , Tennis for Two usava um osciloscópio e SpaceWar! usava o display de vetores do PDP-1

Em 1971, a empresa Computer Space, criada por Nolan Bushnell e Ted Dabney, inicia a venda do primeiro arcade do mundo, baseado no jogo SpaceWar!. Em 1972, é lançado o primeiro console doméstico da história: Odyssey da empresa Magnavox. Neste mesmo ano, Nolan Bushnell, agora trabalhando na Atari, lança o primeiro grande sucesso comercial de um video game, o jogo arcade Pong. Este sucesso abriu caminho para inúmeras outras empresas, dando início assim à lucrativa indústria dos video games.

Visão geral Editar

Plataformas Editar

O termo "Plataforma" refere-se à combinação específica eletrônica ou de hardware, que, em conjunto com o software, faz com que o videogame funcione. Um outro termo muito usado é "sistema".

Em uso comum, "jogo de computador" refere-se a uma forma de mídia que envolve um jogador interagindo com um PC, que é conectado a um monitor de vídeo de alta resolução. Um "jogo de console" refere-se a um jogo que é jogado um dispositivo eletrônico especializado que pode ser conectado a uma televisão ou um monitor de vídeo composto. Um "videogame portátil" é um dispositivo eletrônico portátil que pode ser segurado com as mãos do usuário.(Alguns bons exemplos destes são o PSP e o Nintendo DSi.) Um rcade refere-se geralmente a um jogo que é jogado em um dispositivo eletrônico especializado, que geralmente contém somente um jogo, encontra-se em uma cabine e é operado por fichas. Porém, há jogos que possuem mais de uma plataforma, jogáveis, por exemplo, tanto  no PC, Xbox, PS2, Wii, etc. Além disso, há plataformas que não são completamente eletrônicas(máquinas de arcade eletro-mecânicas. Também há dispositivos com telas que têm a capacidade de rodar jogos, todavia não são máquinas da video-game dedicadas (exemplos: celulares, calculadoras gráficas, PDAs).

Gêneros Editar

Um jogo eletrônico, como a maioria das outras formas de mídia, podem ser categorizados em gêneros baseando-se em vários fatores como a jogabilidade, tipos de objetivos, estilo de arte, interatividade e outros. Como os gêneros são dependentes do conteúdo para ter uma definição, os gêneros tem mudado e evoluído conforme novos estilos de jogos eletrônicos foram desenvolvidos. O avanço da tecnologia e os valores de produção relacionados ao desenvolvimento de jogos eletrônicos tem gerado jogos mais realistas e complexos que por sua vez aumentaram as possibilidades dos gêneros, ampliaram os limites dos  jogos, ou adicionaram novas possibilidades de jogabilidade (como os jogos desenvolvidos especialmente para dispositivos como o EyeToy da Sony). Alguns gêneros representam combinações de outros, como massively multiplayer online role-playing games, mais conhecidos como MMORPG. Também é comum ver gêneros mais amplos serem usados por vários outros gêneros, como jogos de ação, música/ritmo, ou horror.

Também no FANDOM

Wiki aleatória