FANDOM

Wii Classic Controller
Classic
Fabricante Nintendo
Lançamento 20 de Abril de 2010

O Controle Clássico não pode ser usado para jogar os jogos Nintendo GameCube. De acordo com a Nintendo Online Shop, o Controle Clássico só pode ser usado com os títulos do Virtual Console. Jogos específicos do Wii games tem sido desenvolvidos para funcionar com, entretanto. O controle do Nintendo GameCube pode ser usado ao invés do Controle Clássico para jogar muitos dos jogos do Virtual Console. Quando no Menu do Wii, a alavanca analogical esquerda toma conta do cursor quando o Wii Remote não é apontando na tela. O Controle Clássico pode navegar através da Mensagem do Painel, ajustando menus e Wii Shop Channel. Ela se torna inativa em todos outros canais, com exceção dos jogos do Virtual Console.

A Nintendo tinha previamente anunciado uma "proteção" para o controle que pareceria um controle de, freqüentemente referido como "expansão estilo clássica de controle." Como descrito na época, o Wii Remote se encaixaria dentro da proteção, permitindo os jogadores a jogarem jogos usando o estilo tradicional de gamepad, enquanto permitia usar capacidade do sensor de movimento do Wii remote. Ele iria permitir controles similares ao do controle PlayStation 3. De acordo com Satoru Iwata,  o controle seria para jogar "os jogos existentes, jogos do Virtual Console , e jogos multi-plataforma ."

O Controle Clássico apresenta duas alavancas analógicas, um D-pad, botões na face chamados a, b, x, e y, botões analógicos nos ombros  L e R e dois botões Z (chamados ZL e ZR) próximos aos botões L e R, respectivamente. Também tem os botões -, Home, e + como os do Wii Remote, com - e + botões chamados 'Select' e 'Start', respectivamente.